Exame Português 12º

| |
Temáticas em Fernando Pessoa Ortónimo

1. Nostalgia da infância perdida - Traduz-se num desencanto com o presente e pela saudade eterna, pela nostalgia do tempo mítico da inocência, das bolinhas de sabão, da inconsciência, da felicidade, do preenchimento interior.
Referências: "Quando era criança, Vivi, sem saber, Só para hoje ter aquela lembrança"


2. Dor de pensar - Pão nosso... Condenação à lucidez, ao pensamento constante, à intelectualização de todo o mundo envolvente, à complexidade. Ambiciona a insconsciência como a da ceifeira - mas sabe que isso não é possível, conjugar ambas as vontades, o que origina um vazio. - na parte final do poema da ceifeira -
Referências: "Ela canta pobre ceifeira...": "O que em mim sente 'stá pensando"; "Ah, poder ser tu sendo eu! Ter a tua alegre inconsciência e a consciência disso!"



3. Fragmentação do Eu - A complexidade do Eu leva-o à fragmentação para o autoconhecimento. Talvez o eu decomposto possa ser compreensível. Surge a questão do Tempo, que condiciona e molda o eu, e o divide (questiona por isso a veracidade das emoções) - este eu só é válido neste presente, o meu outro eu só foi válido no passado, etc. Fórmula: Fragmentação+Autoconhecimento+Questão do Tempo
Referência: "Não sei quantas almas tenho. Em cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei."



4. Fingimento Poético - Imaginemos F.Pessoa como um cozinheiro a descrever-nos a "receita" de um poema:
1º. Pega-se numa emoção (fresquinha) Ex: Tristeza pelo fim de um relacionamento
2º. Descasca-se a emoção, limpa-se, corta-se em pedaços Ex: Tristeza, angústia, frustração, etc...
3º Escreve-se sobre esses pedaços, criando uma nova emoção a partir disso. Ex: Angústia pelo estado das coisas, angústia pela esfera da vida actual
4º. O leitor prova essa emoção final e diz que é outra coisa totalmente diferente. Ex: Angústia devido à incapacidade de fazer algo

Referências: Autopsicografia "O poeta é um fingidor/Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente/"; Isto "Dizem que finjo ou minto aquilo que 'screvo./Não. Eu apenas sinto com a imaginação/Não uso o coração/"






Tenho um pressentimento que aquilo que vai sair no exame é a carta do F. Pessoa a Adolfo Casais Monteiro...

0 comments:

Post a Comment