"Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje" - tese nonsense

| |
Discordo completamente deste provérbio popular. Para poder justificar o meu desacordo é necessário clarificar o sentido real e objectivo desta frase. "Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje" diz-nos para não adiarmos uma acção para outro momento quando a podemos realizar no momento presente que estejamos a viver.
Ora, eu discordo pois acredito que a característica de agir prontamente está embutida no caracter de uma pessoa e vice-versa, ou seja, a caracteristica de adiar acções também está embutida no caracter de uma pessoa.
Logo, uma pessoa que ouça esta frase e seja determinada, agirá prontamente, enquanto que uma pessoa que seja indecisa, adiará na mesma a acção que devia realizar.
Ainda há outro aspecto a ter em conta:
Este provérbio pode conduzir o indíviduo a agir sem pensar apropriadamente as suas acções, visto que o induz a agir prontamente, antes que o amanhã se torne realidade.
Isto pode causar uma certa pressão e levar o indíviduo a cometer acções que se fossem mais pensadas seriam diferentes; pode levar o indíviduo a cometer um erro. Logo, este provérbio é algo inútil e por vezes até perigoso, devendo ser utilizado cuidadosa e apropriadamente.


Logo, em vez de picotar ou escrever o monologo, estou sentada na poltrona a pensar cuidadosamente no que irei fazer e como fazer...

1 comments:

Anonymous said...

Estava eu a fazer a instalação elétrica de uma casa e o proprietário queria que eu me fosse sentar à mesa com ele para almoçar; disse-lhe que só depois de acabar o serviço... no final, quando me preparo para sentar tocou o telefone para que eu fosse com urgência acorrer a um incêndio a uns 500metros mais à frente. Coordenei o socorro dos inquilinos, providenciei a libertação da rua e, quando os meus colegas bombeiros chegaram, uns 20 minutos depois, estava tudo preparado para atuarmos nas 7 horas que se seguiram.
Se eu me tivesse sentado à mesa, teria de voltar lá, para acabar o serviço, a cerca de 22km de distancia.
Isto deve-se ao meu pai que sempre me ensinou assim e provava-me com acontecimentos como foi um, num lindo dia de sol, nos anos 60, em que ficámos até alta noite a fazer releiros, que é juntar o trigo ceifado e atado em molhos, depois colocar os molhos uns sobre os outros. Estava eu deitado na manhã seguinte, levantou-se um vento e de seguida uma tempestade que destrui-o o trigo quase todo do nosso vizinho João da horta, enquanto o nosso, só os molhos de cima se molharam.
A minha mulher usa sempre este provérbio: "Querido, se guardarmos para amanhã nunca vivemos as maravilhas do hoje". E pronto, cá vai disto...
Hoje, como professor, nos primeiros 8 dias de aulas tenho sempre uma aula de avanço sobre o programado. Quando há anos se fizeram uma semana de greves no final do ano, na minha escola todos ficaram indignados, porque não tiveram tempo para dar as restantes aulas com matéria indispensável para os alunos fazerem os exames finais. Os meus tinham a matéria toda dada e sabida. Eu desde sempre tenho utilizado esta ultima semana para fazer exercícios e ajudar a compreender as formas de os fazer porque ando sempre adiantado.

Post a Comment