Crítica social nos Maias (pobrezinho)

| |

A crítica social n’Os Maias é dotada de um carácter muito pessimista. É retratada a mediocridade cultural de uma sociedade que quer aparentar ser civilizada e cosmopolita (simultaneamente não tem orgulho de si mesma, não valoriza o que é seu, nem adapta a si o que importa). Para além da crítica social tecida através da educação, também os responsáveis pela mesma são retratados como culturalmente limitados: Sousa Neto, oficial superior da Instrução Pública pergunta a Carlos se em Inglaterra havia literatura.

Os políticos eram retratados como sendo mesquinhos, ignorantes ou corruptos (caso de Sousa Neto e do Conde Gouvarinho). Gouvarinho é retratado como dotado de má memória e sem fundamentos para as suas opiniões.

A crise económica do país é referida pela boca de Cohen (“o país vai num golpezinho muito seguro e a directo para a bancarrota”). Os homens de letras são retratados como boémios e dissolutos, distantes da realidade concreta (como é o caso de Alencar e de Ega). Os jornalistas são retratados como boémios, corruptíveis, sensionalistas, vivendo da calúnia e do suborno. As mulheres são retratadas como fúteis, adúlteras e imorais (Condessa Gouvarinho, Raquel Cohen). E claro, os novos burgueses, representados na pele de Dâmaso, como figuras ridículas que, sem se conseguirem adaptar à alta sociedade alfacinha, caem num insignificante novo-riquismo.

Através da crítica social, Os Maias também nos apresentam Lisboa, que se dissolve no espírito insalubre dos seus habitantes, incapaz de se regenerar, de mudar, de evoluir, de acompanhar a tendência do século.




IMPORTANTE: SOU APENAS UMA RECOLECTORA INGÉNUA DE INFORMAÇÃO. COMO TAL, AGRADECIA QUE DESCONFIASSEM SERIAMENTE DE TUDO O QUE É DITO NO TRABALHO E O CONSIDERASSEM APENAS MAIS UMA INFORMAÇÃO FANHOSA OU INCOMPLETA NA INTERNET. OBRIGADA. RESPEITEM O CONHECIMENTO, NÃO O VANDALIZEM!

3 comments:

Anonymous said...

O teu post ajudou imenso.

O meu prof pediu para fazer um texto onde se demonstre a atualidade da obra, d'Os Maias, e eu estava a procurar um sitio onde estivessem detalhadas todas as críticas, visto que as restantes estão no meu caderno, e não o possuo neste momento...

Bem, apenas um agradecimento pelo post, não o vou copiar, mas vou basear-me nele. If you let me :)

dassadsd said...

OMG!! FUCKING EMMOS, A REVIEW ABOUT "OS MAIAS" IN A WEBSITE THAT SERVS TO WORSHIP THE DEVIL!!!

erectile dysfunction said...

Hi, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the favor”.I am trying to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

Post a Comment