Lenda de D.Sapo - Lendas de Portugal

| |


D.SAPO (esta lenda tem várias versões, como todas, aliás...)

Mas resumindo: Algures na região de Ponte de Lima, no Norte de Portugal, existia um senhor muito poderoso e rico, dono de muitas terras e gentes daquela zona. Esse senhor, chamar-se-ia D. Egas Pais de Penegate, contemporâneo do conde D. Henrique (lá para o século XI, hipoteticamente), e teria até sido excomungado por comportamentos incestuosos.

Ora, antigamente, como deverão saber, existia um velho costume bárbaro que "apesar de consagrado pelo uso, e abuso, era fortemente combatido, sempre que possível, pela parte visada no insulto".
D. Egas era então senhor das terras e das gentes e como tal tinha direitos de vida ou de morte sobre os seus vassalos. Mas também se arrogava a outro direito: o de ser ele a desvirginar as donzelas suas vassalas antes dos casamentos.
E pior, depois do acto em si, mantinha-as cativas o tempo que ele bem entendesse. Ora isto provocou a ira dos seus vassalos, que se sentiam ofendidos e não suportavam as ofensas às suas mulheres, filhas, irmãs, etc. Mas também não podiam simplesmente revoltar-se e matar D. Egas, já que ele estava directamente protegido pelo rei, e matar D. Egos resultaria certamente numa desastrosa perseguição ao povo daquela região.
Então enviaram um homem ao rei com um pedido invulgar: se o rei lhes dava autorização para matar um horripilante sapo que andava a violar todas as donzelas da região. O rei estranhou o pedido mas concedeu-lhes autorização.
Mataram então D. Egas, que a partir daí foi engenhosamente chamado de D. Sapo, e as donzelas a partir daí puderam casar e serem APENAS violadas pelos maridos, e por mais ninguém :)

E foram todos felizes para sempre... xD

0 comments:

Post a Comment