Lenda dos Marinhos - Lendas de Portugal

| |


A família dos Marinhos já é muito antiga em Portugal, e está associada a uma velha lenda:
Um fidalgo de nome D.Froilão ou Froiaz, que era caçador e monteiro-mor, andava um dia a cavalo com os seus escudeiros, perto do mar, em perseguição de um veado. É então que repara numa mulher adormecida sobre a areia. D Froiaz aproximou-se e reparou então que ela não era nada menos que uma sereia, e belíssima...!!! A sereia, sentindo-se observada, acordou em sobressalto e tentou escapar para o mar, porém, os escudeiros de D. Froiaz apanharam-na. D Froiaz colocou-a presa em cima do cavalo e cobriu-a com um gibão. Levou-a para o castelo, encantado com aquele ser que o mar lhe trouxera. Pediu ao capelão que a baptizasse e escolheu-lhe o nome de Marinha, a dona vinda do mar. D. Marinha era tão formosa que D. Froiaz passou a viver com ela como se ela fora sua mulher, e tiveram um filho (o primogénito de D. Froiaz). Marinha era muda, e apesar dos muitos esforços de D. Froiaz para que Marinha aprendesse a falar, ela permanecia muda. No entanto, os olhos da sereia eram muito expressivos e tornavam todas as palavras desnecessárias, revoltos de amor e ternura.
Na vespera de S. João o castelo alvoraçava-se com a azáfama dos preparativos: começavam-se a fazer grandes pilhas de lenha e a acender as fogueiras. D. Marinha e o filho estavam a passear pelo terreiro, observando todos os preparativos, quando D. Froiaz pega no menino e faz menção de o atirar às chamas da fogueira. Na aflição, Marinha grita estridentemente: "Filho!!!!"
Ao fazê-lo, salta-lhe um pedaço de carne da garganta, e desde aí Marinha passou a falar naturalmente, esquecendo a linguagem silenciosa e vital do mar. D. Froiaz e Marinha casaram-se, e em honra a este dia feliz, baptizaram a criança de João Froiaz Marinho.

2 comments:

Anonymous said...

resume pra mim?

Anonymous said...

lique a miusique

Post a Comment