A educação nos Maias e Análise do poema de Cesário Verde IV:Horas Mortas

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Nota: possivelmente 19 (nunca cheguei a saber...eles tão-se pouco borrifando para o que fazemos ou deixamos de fazer...!!!) - calculo que tenha sido 19 porque foi essa a nota no final do período. P.s. Ninguém quer saber de mim, todos me ignoram, sou a aluna emo :P

Introdução……………………………………………………………………………..2

A educação n’Os Maias………………………………………………………………3, 4

Crítica social…………………………………………………………………………..5

Cesário Verde: IV Horas Mortas…………………………………………………….6, 10

Conclusão/Bibliografia………………………………………………………………...11


Introdução


A educação dos personagens é um tema central n’Os Maias, chegando mesmo a ser um dos factores que caracterizam uma personagem. O papel da educação só pode ser compreendido se compreendermos que a obra têm a principal função de (perspectivando através da análise do autor [Eça]) denunciar os males da sociedade portuguesa do século XX. Ou seja o papel da educação não pode ser compreendido n’Os Maias distintamente da crítica social – a educação era um dos motivos, se não o único motivo, para a degradação e estagnação da sociedade portuguesa. A educação é um elemento que caracteriza uma sociedade ou cultura – moldando as mentes dos cidadãos em formação.

É por isso natural que Eça a aponte como um dos motivos que provocam a crise em que o país se encontrava.

Escolhi “Horas Mortas” de Cesário Verde, pois este poema parece-me o apogeu, a condensação num só poema daquilo que era a cidade, a vida moderna, os seus desesperos intelectuais e a natureza humana, contrariada pela vida citadina.

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