Escrevi este texto há cerca de um ano...

| |
Quando me surgiu a ideia do meu projecto. Desenganem-se se acham que o meu projecto é pouco importante para mim...

O que importa no fundo, são acções.



Aqui em Portugal têm chovido muito nas últimas semanas, e no outro dia vi uma velhota com um andarilho à chuva, e estava a chover muito, então fui dar-lhe boleia debaixo do chapéu de chuva. Comecei a falar um pouco com ela, e estava no caminho da farmácia buscar os medicamentos, não tinha ninguém que lho fizesse. Perguntei-lhe se ela queria esperar ali com a minha amiga (tava com uma amiga) resguardada debaixo do chapéu que eu ia buscar os medicamentos mas como é óbvio não quis pois não me conhecia de lado nenhum e ainda fugia com o dinheiro, ou a roubava ou assim.
Parou de chover (aguaceiros tropicais- será que também importamos do Brasil?! xD) e cada uma seguiu o seu caminho, eu para casa a velhota para a farmácia. Mas fiquei a pensar, será que eu poderia fazer algo para mudar a situação geral?

E ocorreu-me que podia tentar organizar na minha escola um sistema de apoio (fazer as compras e ir à farmácia, fazer recados) a idosos que estejam acamados ou fisicamente debilitados, nem que seja para os ajudar a andar e levar-lhes os sacos, na área de influência da escola.
Afinal quem não tem tempos livres e nada para fazer? Não custa nada e sempre facilitamos a vida a alguém.

Como tal vou ter que falar com as seguintes competências na minha escola: grupo de amnistia internacional, o jornal regional Almonda (no âmbito do projecto "pensar global agir local"), Conselho Executivo e talvez os patetas da Associação de Estudantes (todos os anos votam no mais popular que rouba as verbas do Estado para comprar um computador para si ou puffs gigantes, e também bolas de espelhos. Coitados, não têm culpa, já os políticos também são assim). E talvez meta mais pessoas nisto, não sei. Por enquanto nem disse nada a ninguém porque não tenho andado bem e não me sinto preparada para me meter numa coisa que me vá roubar tanto tempo - mas não tenho como não o fazer, agora que tive a ideia.


E depois o ano escolar começou, e eu sugeri fazer isso em area de projecto... e é o que estamos a fazer...^.^
Mas o projecto é mais ambicioso, eu quero que ele se propague por todo o país e por todo o mundo, até ser considerado mais um factor no nosso dia, um hábito, a interacção entre idosos e jovens...
Estarei a ser demasiado ambiciosa?

0 comments:

Post a Comment